Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Preparo de picanha para churrasco

Picanha é uma peça de carne encontrada na parte traseira do boi, retirada inteira, com o peso entre 1 kg a 1.2 kg. Essa peça não apresenta musculo e vem com uma camada de gordura grossa. Parece simples, mas o preparo correto da carne é muito importante para o sabor da carne. Não é só cortar, temperar e assar. Tem alguns segredinhos. Usamos a picanha e lombo suíno.
Preparando a picanha: Você pode preparar a picanha inteira, no espeto ou fatiada, para ser assada na grelha.
- Faça uns riscos com uma faca na parte gordurosa da peça da picanha, para que absorva melhor o sal, principalmente se for assar a peça inteira.
- Na hora de cortar a picanha, faça cortes de pelo menos dois dedos de espessura e uns 15 cm de largura, começando pela parte menor, subindo para a maior.
- Feito os cortes, agora é hora de temperar com o sal. Passe sal grosso na picanha, coloque numa vasilha grande, com a parte da gordura para baixo e de deixe descansando por 5 minutos. O tempero básico para a picanha é o sal grosso, triturado, mas se quiser colocar outros temperos de sua preferência, fica a seu gosto.
- Após esse tempo, retire o excesso de sal e leve para a grelha ou no espeto.
- Tanto na grelha, a carne deve ficar pelo menos 15 cm de distância. Já no espeto, pelo menos 30 cm e sem labaredas.
- Coloque a parte de gordura para baixo, nos primeiros 15 minutos, virando, e deixando nesta posição por 30 minutos, virando depois para a parte da gordura para baixo, por mais 15 minutos e virando novamente a cada 15 minutos, até que esteja bem assada..
- Não deixe de fazer movimentos na grelha e com o espeto, virando a carne sempre, para que asse por igual.
- Esse processo irá garantir a qualidade do sabor, melhor distribuição da gordura e suculência da carne.
- Se tiver assado a peça inteira, faça os cortes e fica a preferência da picanha bem passada ou mal passada. Após os cortes, coloque a peça na grelha ou o espeto na churrasqueira e continue assando, virando a peça sempre.
- Agora é servir e saborear uma boa picanha acompanhada de maionese, arroz branco ou mandioca cozida.(Fotos de Judson Nani em Barão de Cocais MG)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares

Seguidores