Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Conserva de jurubeba: ingredientes e modo de preparo

(Por Arnaldo Silva) Tradicional no Cerrado Mineiro, a jurubeba é uma planta medicinal e de grande valor nutricional. Além de enriquecer pratos e bebidas, é ótima para a saúde do fígado, além de ser diurética, descongestionante, antitérmica, cicatrizante, antioxidante, anti-inflamatória pois fortalece o organismo contra gripes e resfriados. A sabedoria popular acredita que a jurubeba seja ainda afrodisíaca
          In natura a jurubeba tem sabor amargo, mas sabendo preparar e temperar, fica saborosa, podendo ser cozinhada junto com o arroz, como xarope ou mesmo em conserva, que é a melhor opção para ser consumida. (fotografia acima da Luciana Albano de Ibiá MG e abaixo de Sila Moura)
 Para fazer a conserva de jurubeba você vai precisar de:
. 500 gramas de frutos de jurubeba bem verdes e firmes
. 5 dentes de alho descascados e inteiros
. 1 cebola pequena, cortada em pequenos pedaços
. 5 pimentas malagueta
. Sal e azeite a gosto
. Vinagre de maçã
. 2 potes de vidro bem limpos
Preparando a conserva
- Deixe os frutos inteiros da jurubeba de molho em água por 24 horas, trocando-a por 4 vezes nesse período. É para retirar o amargor da fruta.
- Após esse tempo, escorra a jurubeba, coloque-as em uma panela, acrescente sal a seu gosto e uma colher de sopa de azeite, cubra com água e deixe fervendo no fogo por 30 minutos, para que cozinhem bem, tomando o cuidado para não desmancharem.
- Por fim, escorra e espere esfriar um pouco.
- Coloque no fundo dos potes de vidro um dente de alho, uma pimenta e um pouco de cebola e coloque um pouco de jurubeba.
- Repita esse processo até próximo a borda dos potes.
- Despeje vinagre até os potes ficarem cheios.
- Tampe, agite um pouco e deixe curtindo por 3 dias antes de consumir.
          Pronto. Acompanha bem arroz, carnes, saladas, sopas e tira gostos. 

Um comentário:

  1. Adorei a dica da conserva. Não sou fã mas conheço umas pessoas que adoram e como nasceu um pé de jurubeba no fundo do quintal, vou aproveitar para brindar os amigos. Grato pela receita. Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares

Seguidores