Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Receita de pão Levaim - o pão de fermentação natural

Pronuncia-se "le-van".
Ingredientes para o fermento:
- Coloque numa vasilha 100 ml de água e dissolva 100 gramas de farinha de trigo branca.
- Tampe e deixe descansando em local arejado, sem ser na geladeira, por 24 horas.
- No dia seguinte, abra, coloque 1 colher (sopa) de farinha de trigo + 2 colheres (sopa) de água filtrada e mexa.
- Tampe e repita o mesmo processo a cada 24 horas, por mais 5 dias.
Esse fermento é milenar, formado naturalmente pela ação de micro-organismos que irão se desenvolver e formar bolhas, durante o processo de fermentação.
Ingredientes para fazer Pão levain:
. 500 gramas de farinha de trigo sem fermento
. 1 xícara (chá) de água fresca
. 1 xícara do fermento levain que preparou
. 2 colheres (sopa) de sal
Modo de preparo:
- Coloque a água e a farinha de trigo numa vasilha e misture bem com as mãos, até que a massa fique densa e seca.
- Molde a massa em forma de bloco, cubra e deixe descansando por 30 minutos na geladeira. 
- Coloque a massa no bowl da batedeira e acrescente o levain e o sal e bata na velocidade 1, aumentando na medida em que a massa for ficando compacta.
- Quando a massa estiver em forma de bola e desgrudando do bowl, estará no ponto. (Caso não queira usar a batedeira, sove com as mãos. O processo manual levará uns 10 minutos, até que a massa esteja ao ponto de desgrudar das mãos)
- Coloque a massa numa fôrma já untada com óleo, polvilhada com um pouco de farinha de trigo, cubra e deixe descansando por mais 30 minutos, em temperatura ambiente.
- Após esse tempo, unte as mãos com óleo e espalhe a massa sobre uma bancada e dobre a massa pegando pelas pontas dos lados, como se estivesse embrulhando.
- Coloque novamente na fôrma untada com óleo, com a emenda voltada para baixo e deixe por mais 30 minutos descansando, repetindo o mesmo processo mais duas vezes.
- Após todos esses processos, a massa terá crescido bastante, já no ponto para ser modelada.
- Espalhe farinha de trigo sobre uma bancada, coloque a massa e passe um rolo e comece a fazer os moldes
- Pegue a massa pelas pontas e comece a dobrar, até ficar bem redonda, o estilo do pão. (pode fazer também o molde em forma de baguete)
- Coloque a massa num cesto de fermentação, conhecido também como banneton ou brotforem (é um cesto onde se coloca a massa de pão para ser modelada e descansar). Caso não tenha este cesto, use um bowl ( um utensílio muito usado na cozinha, com este nome em inglês. Para ficar mais fácil, a tradução de bowl é "tigela")
- Polvilhe o bowl com farinha de trigo, com a parte menos lisa (das dobras) virada para cima e cubra com plástico filme ou um pano limpo, deixando descansando na geladeira por 12 horas.
- Após esse tempo, coloque os pães em fôrmas com papel manteiga ou, untadas com manteiga e farinha de trigo e faça cortes na superfície dos pães em forma de cruz ou outros cortes de sua preferência.
- Por fim, retire do forno, espere esfriar e sirva seu pão levain, um dos mais antigos pães do mundo. É um pão com casca firme, crocante e delicioso. Caso queira, pulverize farinha de trigo sobre os pães.
(fotografias e receita enviada por Evânio Jardim Cerqueira de Ponte Nova MG)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares

Seguidores