Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Costelão no fogo de chão

Ingredientes:
- 1 costela (15 a 20 quilos)
- 2 kg de sal grosso
- 500 ml de cachaça

Modo de preparo
- Misture a cachaça com o sal e espalhe por toda a carne. Essa mistura de sal com cachaça permitirá o sal grudar na carne da costela. Mas não irá ficar salgado não porque no decorrer do processo o sal uma parte do sal irá cair e no final, será retirado o excesso.
- Feito isso, atravesse um espeto próprio na costela na posição vertical para evitar que o "suco" da carne caia. Para a carne ficar macia, esse "suco" tem que queimar com o fogo. 
- Finque bem o espeto no chão, onde irá assar a costela
Você deve colocar a lenha em dois lados, distante mais ou menos 60 centímetros do espeto.
Com álcool, coloque fogo na lenha. A costela terá que ficar assim, como vê nas fotos, assando por mais ou menos 6 horas, num fogo bem dosado em ambos os lados. Portanto, terá que ficar colocando lenha sempre, não pode deixar o fogo apagar. 
- Após 3 horas de fogo, pegue um pouco de brasa ardente e coloque em redor do graveto, pode ser carvão também. Não há necessidade de mexer na carne.
Depois disso, pulverize cerveja para a carne ficar hidratada. Quando estiver 5 horas assando faça um furo na carne. Caso sinta cheiro de sangue, a carne está crua. Coloque mais lenha e espere até que esteja bem assada. Geralmente assa entre 6 e 7 horas. 
- Quando estiver assada, bata a carne para retirar o excesso de sal. Serve 35 pessoas e acompanha bem com uma salada. 
Receita de Arnaldo Silva e fotografias de Aline Marques de São João Batista do Glória MG

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares

Seguidores